Como usar o Internet banking com segurança

18 out 2022 Atualizado em 21 out 2022

A realização de transações bancárias pela internet, em especial por meio de dispositivos móveis, como o celular, se consolida cada vez mais no Brasil. Segundo pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgada neste ano, sete em cada dez operações bancárias feitas no país em 2021 foram on-line

Como usar o Internet banking com segurança

O aumento no uso da internet para esse tipo de movimentação foi de 23% em relação ao ano anterior. São brasileiros que estão acessando suas contas bancárias através de sites de agentes financeiros, o chamado internet banking, ou de aplicativos em celulares ou tablets (mobile banking). E, em poucos minutos, consultam extratos, pagam contas, fazem Pix e contratam empréstimos, entre outras facilidades. 

Esse movimento reflete a busca por rapidez e comodidade quando se trata de lidar com transações financeiras. No entanto, assim como a forte tendência das compras on-line, o uso do internet banking requer cuidados para garantir a segurança. 

Reunimos algumas dicas para você aproveitar as vantagens do internet banking sem ter dores de cabeça. Confira! 

Verifique se o site e o app são seguros 

Observe se o endereço na barra de navegação está correto e se o site tem certificado digital, que precisa estar registrado no nome da instituição financeira.  

Para conferir isso, clique no cadeado, depois em A conexão é segura e, por fim, em O certificado é válido.  

Veja o exemplo dos dados do certificado do POUPEX Digital:  

Em relação a apps, fique atento na hora de fazer o download: na loja virtual, confira a data de lançamento, a nota de classificação e os comentários. 

Mantenha tudo atualizado 

Como usar o Internet banking com segurança

Especialista em segurança cibernética da POUPEX, Ricardo Neiva destaca a importância de manter o computador e o celular com o sistema operacional sempre atualizado. “Atualize seu aplicativo com frequência, bem como o antivírus”, alerta. 

Use computadores e redes confiáveis 

Evite acessar sua conta bancária de desktops utilizados por outras pessoas, como computadores de bibliotecas, hotéis ou do seu trabalho. 

Esse cuidado também vale para as redes sem fio públicas. “O risco não compensa. Se precisar entrar no app do banco quando estiver fora de casa, desative o wi-fi e use seus dados móveis”, sugere Neiva. 

Desconfie de e-mails suspeitos 

Supostos e-mails pedindo para que você clique em algum link demandam alerta máximo. Esses links podem ser maliciosos.  

Na dúvida, ligue para a agência ou acesse diretamente seu app ou o internet banking

Invista em senhas fortes 

Essa dica vale para qualquer operação virtual e mais ainda para transações financeiras. “Elabore senhas complexas e não permita o preenchimento automático. Se possível, use biometria”, recomenda Ricardo Neiva. 


Gostou dessas dicas? Então, assine nosso boletim e não perca nenhum texto! 

Últimas notícias

Loading...