Poupança POUPEX completa 40 anos

31 out 2022 Atualizado em 20 dez 2023

O Dia Mundial da Poupança é nesta segunda-feira, 31 de outubro, data que visa conscientizar a população sobre a importância de guardar dinheiro. Na POUPEX, a comemoração é dupla, já que, em 2022, a Poupança POUPEX completou 40 anos de existência. 

Foi em 1982 a assinatura de convênio com o Banco do Brasil para captar recursos em Poupança POUPEX. De lá para cá, o produto se modernizou e, hoje, são três tipos para atender às necessidades dos nossos 1,6 milhão de associados. Saiba mais sobre cada um: 

Tradicional 

Disponível para o público em geral. É possível começar a poupar com apenas R$ 1, permitindo ao poupador utilizar os recursos depositados a qualquer momento. 

Salário 

Qualquer pessoa que recebe proventos pelo Banco do Brasil pode ativar a Poupança POUPEX Salário. A remuneração cai direto na conta e fica lá. Se o saldo da conta corrente ficar negativo, ocorre o resgate da poupança. Ao final do mês, o que sobrou rende. Basta que o saldo tenha ficado 30 dias na poupança. 

Dos Sonhos 

Também disponível para todos os brasileiros, a Poupança dos Sonhos permite escolher a melhor data, o valor e a quantidade de meses até atingir um objetivo.  

Vantagens da poupança 

Aplicação mais popular no Brasil, a caderneta de poupança é fácil de operar, segura, tem liquidez imediata e isenção de tarifas e impostos para pessoas físicas. 

Confira vantagens exclusivas da Poupança POUPEX: 

– Acesso a todas as modalidades de Crédito Imobiliário da POUPEX, desde que atendidas as condições estabelecidas. 

– Na modalidade Salário, poupadores POUPEX têm juros reduzidos no Crédito Imobiliário da POUPEX e desconto de 50% na taxa de adesão do Consórcio. Além disso, o saldo médio é considerado para redução da taxa de juros dos cheques especiais do BB e para obtenção de descontos progressivos nas tarifas. 


Você sabia?

O Dia Mundial da Poupança foi instituído em 1924 na Itália. A caderneta de poupança, no entanto, existe bem antes disso. No Brasil, por exemplo, foi criada em 1861 por Dom Pedro II. 


Linha do tempo 

1861

Criação da caderneta de poupança por Dom Pedro II.

1982

Assinado o convênio com o Banco do Brasil para a captação de recursos em Poupança POUPEX em todo o país. No mesmo ano, foram concedidos os primeiros financiamentos imobiliários para os associados. 

1992

Superada a marca de 500 mil poupadores POUPEX. 

1996

Disponibilizada a Poupança POUPEX no sistema on-line.  

2000

Lançada a Poupança POUPEX Salário.  

2003

Criada a Baleia Léia, mascote da Poupança POUPEX.  

2007

Alcançada a marca de 1 milhão de poupadores.

2016

Criada a modalidade Poupança dos Sonhos, com cofrinhos virtuais. 

2022

1,6 milhão de poupadores e R$ 6 bilhões de saldo.  


Leia também: Poupança: o porto seguro do seu dinheiro 

Últimas notícias

Loading...