Sede da POUPEX completa 13 anos

8 jun 2023 Atualizado em 11 jan 2024

Em 8/6, a Sede da POUPEX, localizada no Setor Militar Urbano (SMU), completa 13 anos. O prédio, com instalações modernas, é motivo de orgulho não só para a Instituição, mas também para a capital federal, conhecida por sua arquitetura e sustentabilidade.

Espaçoso e imponente, o local recebe cerca de 1.500 pessoas por dia, incluindo colaboradores, clientes, parceiros e demais visitantes. A conservação é um dos fatores-chaves para a beleza do espaço. O cuidado com todas as instalações é perceptível no dia a dia, como a limpeza de vidros, os serviços de jardinagem, entre outros. 


Responsabilidade socioambiental

Prédio da POUPEX em Brasília é referência em arquitetura e urbanismo. Foto: Bento Vianna

Quanto à sustentabilidade, o prédio vai além do tempo! A empresa tem grande preocupação com a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental. Ao longo dos anos, foram implementadas várias iniciativas:

  • Em 2023, em parceria com a Zero Impacto (empresa especializada em logística reversa de resíduos eletroeletrônicos), foi instalado um Ponto de Entrega Voluntária (PEV), com o objetivo de incentivar os colaboradores a descartarem adequado de seus equipamentos pessoais.
  • Em 2022, foi iniciada a produção de adubo orgânico por meio da compostagem, transformando a matéria orgânica proveniente da poda da grama, folhagem e borra de café em adubo natural para uso nos canteiros, substituindo parte do adubo químico e gerando economia.
  • Em 2020, uma usina fotovoltaica foi instalada na cobertura do prédio, ocupando uma área de 3.900 m², capaz de captar a luz solar e transformá-la em energia elétrica, gerando 725 quilowatt-pico (kWp). 
  • O bosque conta com 16 postes e luminárias com captação de energia solar, sendo alguns voltados para a calçada externa, a fim de melhorar a iluminação da passagem de pedestres, ampliar a segurança das pessoas, especialmente aquelas que utilizam o transporte público, e reduzir o consumo de energia elétrica. Além disso, foram instalados 4 pergolados feitos de madeira plástica, proporcionando sombra e melhor aproveitamento da área pelos colaboradores.
  • Também em 2020, houve a revitalização dos 24 bancos existentes no bosque, com a instalação de madeira plástica, material reciclável, ecológico e de baixo impacto socioambiental.
  • Em 2019, foi reduzido o uso de copos descartáveis por meio da campanha “Adote um copo”, na qual os colaboradores foram incentivados a reutilizar garrafas e canecas para o consumo de água, chá e café nas copas da Instituição.
  • Em 2018, todas as lâmpadas fluorescentes foram substituídas pelas de LED, mais eficientes e econômicas. Isso resultou em uma redução de 55% no consumo, com a instalação de 5.084 unidades, gerando uma economia de mais de 11.000 watts.
  • Em 2011, foi instalado um poço artesiano para irrigação do bosque e para a manutenção da área verde, contribuindo com o meio ambiente, principalmente durante os períodos de seca, quando a chuva é escassa.

Funcionalidade do prédio

A funcionalidade da Sede é também merece destaque. Um dos arquitetos responsáveis pelo projeto, Danilo Matoso Macedo, destaca várias qualidades, incluindo o fato de que “a linha horizontal do edifício transmite a serenidade e a solidez que nós buscávamos”, referindo-se ao trabalho realizado em conjunto com os arquitetos Fabiano Sobreira e Elcio Gomes. O prédio já ganhou prêmios de arquitetura e, por isso, frequentemente recebe estudantes de arquitetura e urbanismo e profissionais da área.

Estudantes da Université de Montréal (Canadá)  visitam a imponente instalação localizada no SMU

Recentemente, um grupo da Université de Montréal (Canadá) visitou a Sede com a orientação de Fabiano Sobreira. Os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre as instalações, como a escolha dos materiais, a integração entre os pavimentos, o pátio central com sheds (janelas na cobertura) e o Teatro POUPEX.  




Leia também:
Adquirir um consórcio pode ser como preparar um hambúrguer?
É de uma #AjudaPOUPEX que você precisa?

Últimas notícias

Loading...